O que levam as empresas a realizarem fusões e aquisições?

Nos últimos 20 anos acompanhamos importantes operações de fusão e aquisição de empresas no Brasil. No fim de 2008 saíam nos principais noticiários a fusão entre os dois grandes bancos Itaú e Unibanco, assim como em 2011 foi anunciada a aquisição da Budweiser pela AMBEV. Estes foram casos de grande divulgação e que ocuparam bastante espaço na mídia da época. O que ainda não sabíamos, é que nos próximos 10 anos este modelo de crescimento iria se tornar um dos principais do país, não se restringindo a empresas renomadas ou de grande porte.

Em pesquisa divulgada pela PwC, no ano de 2020 foram realizadas 1.038 transações, representando um crescimento de 48% quando comparado a média dos últimos 5 anos. Já em 2021, o primeiro trimestre já representava um volume de 333 transações, 50% superior ao mesmo período de 2020.

Mas o que levam as empresas a seguir com este tipo de operação?

Os principais aspectos levados em consideração são: ganho de market share (participação de mercado), maior amplitude geográfica de atuação, e crescimento com ampliação de escalas operacionais. Além disso, essas aquisições podem proporcionar crescimento, permitindo maior estabilidade e, em consequência, poder em termos de ambiente organizacional.

Com o aumento do volume de operações, consequentemente o mercado vem exigindo empresas e profissionais capacitados para apoiar a operação de ponta a ponta – na diligência (Due Dilligence), Precificação (Valuation), Negociação, Contratos etc., até que a operação seja aprovada e concluída junto ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Para isto, é necessário o envolvimento de Consultorias de apoio estratégico, jurídico e financeiro.

Após a formalização da operação (closing), a empresa “alvo” (target), com todos as suas obrigações, ativos e passivos, já passa a responder ao novo Comprador.

E agora? O que acontece?

Tudo dependerá do plano definido pela Estratégia, que deverá conter as principais sinergias e ganhos oriundos dessa operação. Este plano será o norteador para o que chamamos de Integração (PMI – Post-merger Integration). Estes serão os desdobramentos da estratégia na operação, com foco na harmonização de processos, pessoas, produtos, sistemas, etc.

O que costuma ocorrer nas empresas neste momento, é a delegação destes desdobramentos para os Gestores Operacionais atuais, que em sua maioria, já possuem alta sobrecarga de trabalho na operação ativa. Com isso, após o closing, as atividades começam a operar de forma duplicada, e o Gestor em seu melhor esforço, irá focar na operação das atividades com mínimo erro, sem conseguir dar o devido foco aos ganhos e sinergias propostas no plano estratégico. Além disso, é esperado dele uma postura de Agente de Mudança, assim como um Key-User sistêmico. Pesado, né?

E como podemos te ajudar nisso?

A Orla é uma Consultoria de Gestão formada por profissionais com experiências sólidas de mercado, seja no papel de colaborador ou como consultor parceiro de negócio. Nossos consultores estão aptos para apoiar suas lideranças e suas equipes através de frentes de integração de Processos, Tecnologia e Gestão da Mudança, além do apoio no Planejamento dos desdobramentos propostos na Estratégia. A Consultoria agrega sua Empresa como parte dela, um braço de apoio especializado, operando como um PMO junto aos líderes, fornecedores, equipes e partes envolvidas, garantindo a captura dos ganhos de sinergia e a redução do tempo de integração para a operação. Além disso, todo o processo de integração conta como uma governança (cronograma estruturado, Status Report, plano de ação para mitigação de riscos, dentre outras muitas possibilidades), garantindo a transparência e a geração de dados para apresentações executivas. Este apoio possibilitará não só a absorção do processo pelo Gestor no momento certo, como também a garantia de eficiência das ações previstas no plano estratégico.

Publicado dia 07/08/2023

Posts Relacionados

09/08/2023

Você sabe quais são os 7 desperdícios clássicos?

Você conhece quais são os 7 desperdícios clássicos? São atividades que não agregam valor e consequentemente o cliente não está disposto a pagar pelo seu preço. Para auxiliar na identificação dessas atividades, foi criada a classificação abaixo: Superprodução (Excesso de […]

ler post
05/08/2023

Método SMART para definição e acompanhamento de Metas

Todo fim de ano fazemos o exercício de reflexão do que se passou nos últimos 12 meses e o que desejamos alcançar no novo ciclo que está se iniciando. Assim, surgem as metas de ano novo, aquela listinha que costuma […]

ler post
12/07/2022

Para quem é a consultoria de gestão?

A consultoria de gestão é para quem deseja tornar seus processos mais eficientes, resolver problemas relacionados a desperdícios e também para o negócio que possui planos agressivos de crescimento, como nos casos das estratégias de fusões e aquisições. Se você […]

ler post

Fale com a gente

A Orla é uma consultoria que vem sendo construída há mais de 20 anos, com aprendizado e experiência em múltiplos mercados, testando conhecimentos na prática não somente com a expertise de uma consultoria, mas especificamente com a visão do cliente.