Você sabe quais são os 7 desperdícios clássicos?

Você conhece quais são os 7 desperdícios clássicos? São atividades que não agregam valor e consequentemente o cliente não está disposto a pagar pelo seu preço. Para auxiliar na identificação dessas atividades, foi criada a classificação abaixo:

Superprodução (Excesso de quantidade)

Muito comum por erro de planejamento de demanda ou por problemas de qualidade, que forçam uma produção maior do que o necessário devido ao número de descarte de produtos com algum defeito. Outro exemplo pode ser a construção e envio de informação em excesso em uma planilha compartilhada com outro setor.

Espera

Máquina sem operação ou até mesmo processo parado em alguma etapa de validação desnecessária e com prazo longo, são exemplos de espera que podem ser eliminadas. Processos administrativos costumam ter grandes gargalos em etapas de validação e aprovação, que podem ser reavaliadas e gerar ganho de agilidade.

Transporte

Um exemplo pode ser a produção de partes de um produto sendo realizada em locais diferentes com envio para um local único para a realização da montagem, gerando um custo de transporte e tempo atrelado no processo.

Movimentação (de pessoal)

Um bom layout evita esse desperdício, mas quando não se tem atenção no planejamento local onde o colaborador vai circular, o que ocorre são desperdícios de tempo e energia com movimentações desnecessárias. É de fundamental importância padronizar o trabalho que será feito e adequar o seu ambiente.

Inventário (Estoque)

Trata-se do valor, em excesso, de material estocado. Quando possível, pode-se reduzir esse valor e alocar o esforço em outros lugares.

Defeitos

Pode ser ocasionado por diversos motivos, como erro no procedimento ou até mesmo na matéria prima. Isso ocasiona perda tanto de descarte como de retrabalho.

Superprocessamento (Excesso de funcionalidade) 

Um zelo maior que o comum com um material, que não será percebido pelo cliente, pode ser um exemplo de superprocessamento. Deve-se entender até onde a atividade agrega valor para o cliente e quando ela passa a ser um desperdício por excesso.

Com isso, além de serem atividades que sempre serão classificadas como desperdícios, são facilmente visíveis, basta ir ao local e identificá-las. Torna-se uma boa maneira de começar a atuar na eliminação de desperdícios da empresa, visto que não se perde tanto tempo entendendo o que não gera valor para o cliente para somente depois começar a trabalhar na redução dessas atividades.

Publicado dia 09/08/2023

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