O mapa serve como um instrumento de orientação e localização, para que você possa navegar com mais facilidade pelos processos da sua empresa e de fato gerar valor lá na ponta das suas entregas. Para que isso seja possível, o primeiro passo é documentar.
Para elaborar o mapa de forma estratégica e eficiente é preciso, antes de tudo, fazer um levantamento analisando os setores da empresa, atividades executadas na rotina por área, as instalações, os fornecedores, os clientes, os produtos, dentre outras variáveis nas quais mergulharemos aos poucos com vocês.
Ao documentar as etapas dos processos atente para os fluxos de atividades, o tempo de duração de cada uma e a frequência de execução. Em paralelo a isso, anote quais indicadores são utilizados hoje.
Para que o mapa seja bem detalhado e autoexplicativo é importante também que haja um glossário com as siglas e termos técnicos usados para cada processo.
A partir desta visualização, devem ser identificados os pontos de melhoria e traçados os objetivos estratégicos do negócio para que as lacunas possam ser reparadas de forma eficaz para o médio e longo prazo.
E aí, faz sentido? Conta aqui para a gente!